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domingo, 5 de abril de 2015

Aula Nº 7 e 8 - 16/03


>>> Passos para dois cones invertidos e respectivo seccionamento em Autocad

1. Comando: Cone >>> 0,0 >> > 10 >>> 20
2. Comando: Zoom >>> Extend
3. Comando: Vpoint >>> 1, -1.5, 1
4. Para o  Cone 0,0,40 >>> 10 >>> -20

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHOj51l9Isprd7CjWrQt0KWO6TXk_-avwDgQwYEqsFYTiIqQVWBUHIaONl54t_9KsKgKoTZJxpepOIlnUunVykWfXabgc5sCr3SMbOkJ0X5HT_f-eR6AlR_jMjjfZQHzX33irNUyJGsG0/s1600/1.png

ATENÇÃO: Definir as Layers.

>>> CIRCUNFERÊNCIA  

1.     Comando: Section >>> seleccionar cone inferior >>> XY >>> 0,0,10
2.     Comando: List >>> seleccionar o cone
3.     Comando: UCS >>> X >>> 35
4.     Comando: UCS >>> named >>> save >>> x35

>>> ELIPSE

5.     Comando: Section >>> seleccionar >>> XY >>> 0,0,10
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhpokzie8urPhGXpku8B3nsplEZi7gFAeNgSp7wqGM5VK_rnm98qL7l-gphOhVmBxxSXkbFlNZvu_q1CWCR-ztQK50YLm9ImIPxnl7yzMWtY2yG5NlqLN34MlshCswEMTKqbYqWF1emphQ/s1600/3.png
6.     Comando: UCS >>> enter duas vezes
7.     Comando: UCS >>> 3P - clica-se um ponto qualquer exterior ao cone e depois 1 ponto na base inferior e outro ponto na base superior

>>> PARÁBOLA
8.     Comando: Section >>> seleccionar >>> XY >>> 0,0, -10
9.     Comando:  UCS >>> na > s >>> para
10.  Comando: UCS >>> enter duas vezes
11.  Comando:  HIPÉRBOLE - Section >>> seleccionar os dois cones >>> ZX >>> 0, -2, 0

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiaAnlHeNDlsn7vAkvxjMsb0M7R9QTvnfqAMcRDPFX-4UXw0aAfxg_Mc4BTO048zBKIICMPddUZORuSP7bYJKdZKtEGmVQL8wLH5Pfkea5f1e6dJF_EqvdmB3QvfPHHT9tHVrDBVnBuCf0/s1600/5.png


>>> Ver Layout 
1.     Pagesetup >>> ISO A3 >>> properties >>> modify
2.     Clicar dentro da janela >>> F7
3.     Comando: LA >>> congelar tudo, menos a CIRCUNFERÊNCIA no VPC
4.     Comando: Plan >>> enter duas vezes ( dentro da janela)
5.     Comando: Zoom >>> 1/100xp
6.     Comando: LA >>> congelar tudo, menos a HIPÉRBOLE no VPC point >>> 0, -1,0
7.     Comando:  Zoom>> > 1/200xp
8.     Comando: LA >>> congelar tudo, menos a ELIPSE no VPC
9.      Comando: UCS >>> na >>> restored >>> x35
10.   Comando: Plan >>> enter duas veze
11.   Comando: UCS >>> Z >>> 90
12.  Comando: Plan >>> enter duas vezes
13.  Comando:  Zoom >>> 1/100xp
14.  Comando: LA >>> congelar tudo, menos a PARÁBOLA no VPC
15.  Comando: UCS >>> na >>> r >>> par
16.  Comando: Plan >>> enter duas veze
17.  Comando: UCS >>> Z >>> 90
18.   Comando: Plan >>> enter duas vezes
19.  Comando: Zoom >>> 1/100xp

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Passos para Representação tridimensional de Superfícies: 
>>> ESFERA 1:

1. Congelar tudo menos o layer da Circuferência e da Esfera 1
2. Comando: Line >>> desenhar uma linha = diâmetro da circunferência
3. Comando: Arc  c >>> com centro (1) na circunferência e pontos de aplicação nas extremidades da linha (2) (3) anteriormente desenhada.
4. Comando: Revsurf >>> clicar no arco >> na linha >>> 0 >>> 360
5. Comando: Surftab 1 >>> 20
6. Comando: Syrftab 2 >>> 20
7. Comando: Join >>> arco e linha
8. Comando: Repetir Revsurf


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https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjvwrghRV0n-JDPiYF4W2TEsxcN-myXIh_8AmkuBI9_G2OnXIOzcI4kCjapDdJevvXXZSul_0R9t0u2YnB_JnhX6wDanTCcAViX_sIIUCj5OuCTTUK3H_yhKrhtogdqpmiM3c0nTiEAITc/s1600/12.png










>>> ESFERA 2: 

1.     Igual aos 3 primeiros passos da esfera acima;
2.      Comando: Revolve >>> clicar no arco e depois na linha >>> enter 2x
3.     Comando: Revolve >>> 0 >>> 360

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>> ELIPSÓIDE:

1. Congelar tudo menos o layer da Elipse e da Elispóide
2. Desenhar uma linha passando pelo centro e o limite da elipse
3. Boundary >>> pickpoints >>> clicar num sítio qualquer
4. UCS >>> object > clicar na elipse
5. Boundary >>> clicar numa das metades
6. Revolve >>> seleccionar a metade, nas extremidades do diâmetro > 360



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>>> HIPERBOLÓIDE 1FOLHA:

1. Congelar tudo menos o layer da Hipérbole e da Hiperbolóide 1f
2. Desenhar uma linha desde do meio da parte inferior até a metade da parte superior
3. Desenhar uma linha com tamanho qualquer no meio da linha anteriormente desenhada
4.Revolve

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https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgEP7tnjhAO-wUVb-oIU5bD385TGaTsLaDjsUtzpmipni_EOm0XuLn1hJM9Ysmm-1-8pMkRakt5WV5yF_-omx5RiVADwpzvS79cWDDShG4Ta075qR-l6QRU95ZOd1id-fRlh7BxyprpDds/s1600/hiperboloide3.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhNnYX3xjhiL4jWm1WDO3NA-D5KFMXmqcCvw2eZczhGbkiw0G_uw84aV0YBnMf-jaQU48QXBFaA06EPWXpgl3eCe4H__BLD7Q3VYWB9sg_VGZWXGCOX6Ii2nRsbrWBeGQN0aoj2gRlO7zY/s1600/hiperboloide7.png
- Hiperbolóide 2folhas:


1. Congelar tudo menos o layer da Hiperbolóide 2f

2. Circle >>> 0,0 >>> 10
3. Circle >>> 0,0 >>> 3 ( com mesmo centro do círculo anterior)
4. Line >>> near >>> clicar no círculo exterior >>> tan >>> clicar no círculo interior
5. Extend - da linha desenhada anteriormente, até ao limite do círculo exterior
6. Line >>> .xy >>> clicar no ponto extremo da linha e depois na outra extremidade >>> 10
7. Arrayclassic









ou

8. Copiar a circunferência e a geratriz para o lado
9. Desenhar uma linha vertical a partir do centro, com tamanho qualquer
10. Revsurf >>> clicar na geratriz e na linha vertical >>> 360



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjDp24gaTux0eWIUQlf358-nTQB7JODkoMWbdXk7gPwzvq7HsVjRf4MvYLapKmUJit2-MIVBGKPmh0seY9P0BL72WS6ZqKum2Y20i1KpgktgfrGQU51jDPTDEPEZJ3mONlQuBBr5x1ajIE/s1600/hiperboloide12.png

>>> PARABOLÓIDE:


1. Congelar tudo menos o layer da Parábola e da Parabolóide

2. Desenhar uma linha a partir do midpoint da base da parábola até ao arco deste.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGGoywmXMktjT9kFK8s8DdX01iDhCFOhFcdlpuFePk-enU2blkv_G5ANGg0ZJSLn9fzeS2c81anJ3v0vk8TfCAthE51mcqiSNjbu_bywzCrxOLb37ISc8orCke3rcE8KB3xYshOfIGI5Y/s1600/paraboloide1.png
3. UCS > object > seleccionar o conjunto
4. Revolve > clicar na intersecção da linha com a base da parábola e depois na outra extremidade desta linha.



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQtQDeXw_KLQrsJaYldo5UrMlxeqNKzazBWvUTsfhfS5QVtlfbufhbasUIg-Ywm5PTHPTi53EesnCG0gk_6nuqduDmxe9ceCqDS3vnXdKYbh1gAjea4d3l2GiYxVRgcOUFdU3w2ryiFkg/s1600/paraboloide4.png

5. Copy > seleccionar objecto > @ > @

6. Scale > last > 0.99
7. Substract - clicar no objecto maior e depois no menor




>>> PARABOLÓIDE HIPERBÓLICA


1. Congelar tudo menos o layer da Parabolóide hiperbólica

2. Box > 0,0 > 5,3,2



3. Line - juntar os vértices alternadamente

4. Apagar a box
5. Edgesurf > clicar por ordem cada uma das arestas desenhadas


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh0ydbm4UxUPb5_elgRK9tI6eagkh9hJoEaIM24SXcG_i1ohY9eDgGBtCY_QT4HRXoiu39EGuQ2w_z_YCBn-VMzwnXGsciBgNjT_WrjdenI7FWjvSHrlubNk0GndC_i9n17szVj8gvpRfI/s1600/paraboloidehiperbolico3.png



6. Utilizar a mesma base de 4 arestas

7. Divide > 5 - cada uma das arestas
8. Pdmode > 35
9. Line > ligar os pontos de arestas opostas

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiWdDcUI72ewS3iAekiRP4Uy-eWA5fWT_Abbk1eWG6KTVdbg3yeH8UQfWcbPaVU-6N9iHlhUqGDruTeM1WMWrM15eWowuH4TF2BK4_i_o_KAFQh7szNgshplDTYD9UIctAI5faNFEOg9ZY/s1600/paraboloidehiperbolico4.pnghttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiaMsPi8-bKCO-f_EhjVWvUUaxtEUyVfCsR2x4otVLP9u_XqSVysJ0LuoXIpXFp5m2d_Usu8w7oUTpNgq3paHu14W4ak7ZJ_wLdw_yBfBabcfG5e-tVxjCcUvHOovy2xFEI_y9MhCsEJyo/s1600/paraboloidehiperbolico6.png

10. Utilizar a mesma base de 4 arestas

11. Rulesurf




>>> TOROS:


1. Congelar tudo menos o layer da Circunferência e do Toros

2. Dividir a circunferência por uma linha que passe pelo centro
3. Mover a linha para fora da Circunferência, num sítio qualquer
4. Revolve - clicar na na circunferência e depois nas extremidades da linha



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgFTPRcW7VPDAiEZTp1Tsug8AGpFxk-QtyfM1Xe260RTyn26MI0gR0qutZsqiFqgMXDWbFWzR-IVR5mWegFvsL1Jx0EhJqqpaWAomwPKmtfvyf2e0d5QTl4CH0nU9hLg8grRVOauRUCzGU/s1600/toros+(1).png



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