E-mail do aluno : leonardoserradas@hotmail.com

domingo, 5 de abril de 2015

Aula Nº 5 e 6 - 9/03


>>> Passos para desenho de Tetaedro em Autocad

1.     Criação de 5 layers distintos, correspondentes a cada um dos sólidos platónicos que se vai desenhar;

2.     Duas circunferências auxiliarem (raio do vértice de um lado do triângulo até MIDPOINT da base)

3.     Os vértices dos lados do triângulo vão coincidir no ponto de intersecção das circunferências.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhi0BhxCGCydcWdYxXZI6eEB-vjNh9ExiXeuTLAhXwJ2fVv83CGAxPzYhkBV1o17rf_7T8Ed0lxBnZpbaQdmu0r95KzAgfANDl9jgB7QaNndbBwhUiiBFAT0ODrw8LhrPiukHeVwmQBX-s/s1600/1.png


4.     Comando VP >>> 315º >>> 35º
5.     Comando Vpoint >>> rotate >>> 310º >>> 30
6.     Comando Vpoint >>> 1, -1.5, 1 (altera a perspectiva do desenho bidimensional)
7.     Comando UCS >>> 3P >>> mid >>> ponto médio de um dos triângulos e o vértice oposto >>> 0,0,100;

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhIPIyWc47bI01eM9CXQRCsYFCQoIM11hgDaEJE44y_dQXBBLx6BvPC2sdctBzjKVs-8lfOtwABeSJH-tF7L3FQp7ZmVy5enjgS_1kaR_oVkktsXDuaozPE5RgVD41yhf4faPlQt7xs93A/s1600/5.png

8.     Comando Viewports >>> left >>> 3D, para visualizar 3 vistas do objecto desenhado;
9.     Repetição do processo para fazer um o triângulo oposto e desenham-se 2 circunferências:
a.    comando 'Circle', com centro no midpoint e raio até ao vértice oposto a esse ponto;


Ø  Para voltar a colocar o sistema de coordenadas na origem.
Comando: UCS >>> duas vezes em Enter;
10.  Repetição:
a.     Comando: UCS >>> 3P >>> mid >>> (do ponto médio do triângulo ao vértice oposto) >>> 0,0,100;
b.    Comando 'Align' para levar o plano de origem para o plano de destino.



11.   Comando: shade >>> 3Dorbit >>> continuous orbit; (tetraedro com macha )

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhpf4Du0jopO_BFI01NBLSmVoETq0msbxxunGWM1FXpKjk3vG3RRzhnKc8GJlwXSQeJuHpunOYJ72BRyQ-9iOMxHiWGcIfmHLVBs7wIAxLFApHuLwHDPvsEJZDt34vNFfbfIr8wLLPreUo/s1600/13.png









>>> Passos para desenho do Cubo em Autocad

1.     Comando Vpoint >>> 1, -1.5, 1 para mudar a perspectiva sobre o desenho bidimensional;
2.     Desenhar um quadrado:
a.    Comando 3Dface >>> 0,0 >>> 1,0 >>> 1,1 >>> 0,1;
b.    Comando Copy >>> last >>> 0,0,1, (face oposta);
c.     
3.     Com o 3Dface pretende-se desenhar as faces laterais e acabar o objecto




https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhXHaaxNFlgfpLaAUFq-WKUy9pOL9PdOZezh9ZTNBOYA-FBFRMOzLkU-TN8AEjA7FzAjWpIrlbG7fph7qhlDVc_5N1nsNvIF3XFhW6W3M7PyMlOmOgCxMf4Y0u-zx0ijEfF24V9CJVnUTU/s1600/1+(1).png


>>>Passos para desenho do Octaedro em Autocad

1.     Comando: Polygon >>> 4 >>> edge >>> 0,0 >>> 1,0 , para desenhar um quadrado;
2.     Comando: UCS >>> 3p >>> 0,0,0 >>> 1,0,0 >>> @0,0,100;
3.     Comando: circle >>> selecciona-se os vértices do quadrado >>> 1
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgl95VSqaFToX6ROhrW8edTAmfYoRNslOshPwa1p_R6gkdXCHKzhAafK9IkWMenkp8S2LaBc0SqsQGbgVGbkwvvjzNVZWtTIr4hV8ViSEwOHfQG04RN6qIDYu4p1oxmXYCBvq0rjvnDWKk/s1600/3.png
4.     Comando: 3Dface ;
5.     Apaga-se as duas circunferências;
6.     Comando: arrayclassic;
7.     Selecciona-se o centro do quadrado para efectuar a operação pretendida;
8.     Comando 'list' >>> all (8 found);
9.     Comando: UCS >>> x >>> 90;
10.  Mirror >>> all >>> puxar para baixo;
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhBpV3iHBaoJRbK_cI6afFxJLwgu5-M-s42Ze00jnhblQmklrlf0zQv2Md6AAAONai5lu8A3qB-JNTAky_VGUgHEkxK8MMhhi86nFFEuZrTurc_XOctFWdoaDFH1ZZ7LNqHdanbp9u9V4U/s1600/8.png



11.  Comando: 3Dorbit e repõe-se o UCS original;

>>> Passsos para desenho do dodecaedro em Autocad

1.     Comando: polygon:
a.    Pentágono: polygon >>> 5 >>> edge >>> 0,0 >>> 1,0;
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj1YzH5KqrJrIx6iVKDTNnG9lBW21BC8C0XakDKzBc91pIWTYeMqqhKPmMBajNeXnM3oWX5xp_W4CMNJEsmQN4LijlKq6gP1Xc3vx4FMAZUtksX5chWCzjDunlzb7wyeIREFQYxVb8_CiY/s1600/9.png
2.     Comando: 3Dface, clica-se nos vértices:
a.    Antes de seleccionar o 3º, comando: 'i' (invisible);

3.     Comando: Shade ;
4.     Comando: Erase >>> filter >>> adicionar o elemento polyline;

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8fs8BcCPHYFN26K5ePOaQ1IKWvPYn1O6k9nQBUhKjfa0Ea7RqimyzFk9_HFHF_L5a9YfHU0iuuJz3oDpFjvXD4u1l1PSBeUgx79t_kPdrRWL3ccqwHpK4JClxFblrByG71dl_xUMItE8/s1600/11.png
5.     Comando: filter'>>> all;
6.     Comando: 'list' >>> all;
7.     Comando: mirror para os dois lados;
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhK61sjeQ6eU1qV5SAxM98YwadLAW8WwukkKWqeJF4dHb0fH-oxEA0OYbU_nr5iiYTMJYrOMgrHFQIGcEavPt92JPljZSU7Lk8LyPJlIpfWgUlPg_qnu8NtzyvdohwKWEPz9g-N4-BLkWE/s1600/13.png
8.     Comando: line >>> per (perpendicular);
9.     Comando: UCS >>> 3p >>> 2 pontos >>> 0,0,100;
10.  Comando: Circle >>> clicar num dos vértices e com o diâmetro igual à distância até ao vértice anteriormente referido;
11.  Comando Array classic >>> polar array >>> clicar dentro do círculo >>> 5;
12.  Comando: Shademode >>> idealistic;
13.  Comando: Copy >>> all;
14.  Comando: Align >>> seleccionar pontos de alinhamento das duas partes para encaixarem devidamente;
15.  Comando: Shade e para visualizar o objecto no seu todo, recorre-se ao comando 3Dorbit;
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiruE6zFJaH5fs1x2Gk7qnvOHkw_QoTQSqvLmELiOsyuoMf0eJUxN3BUfwLBvd5CK9NUFOKbu77fegaBAgbD8D0h-Xhs2Jdl2T0L1Ys-gWpSW38Ih54mBZiza-7MQZU-2C_1u1CAqunzRw/s1600/19.png


>>> Passos para Desenho do icosaedro em Autocad

1.     Comando: Vpoint >>> 1, -1.5, 1;
2.     Comando polygon >>> 5 >>> edge  >>> 0,0 >>> 1,0 - para desenhar um pentágono;
3.     Comando: zoom >>> extend;
4.     Comando polygon >>> 3 >>> clicar nos vértices de cada uma das arestas;
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHStjmeCqLm2kgivfL6c-4b6WIBDH6gxpHcHpx1Xmo5JgtPgD_mHkMJ04szYYXtr5sJP1ov0ZMzgOSpVAKjyR2rGIRkBhcwsw0SQXscCeze2as7Ag41qOGzkEhkbZbJk_AaFdMGKe0rl8/s1600/20.png

5.     Comando: UCS >>> 3p >>> ponto médio da aresta até ao vértice >>> 0,0,100;
6.     Comando: Circle,
a.    Repor UCS >>> 2 vezes enter;
7.     Comando 3Dface >>> clicar numa aresta e na intersecção dos círculos;
8.     Comando: Erase >>> all>> > r >>> last;
9.     Comando: Arrayclassic >>> clicar no triângulo;
10.  Comando 3Dorbit >>> realistic para vizualizar o objecto na sua totalidade;



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgYs0EFC7NZENpbiWE87d9hEKdGiPdiLFbMnKIr44ic_XkYKLIpzhe1nvP565BAXFktPGHIRaY_bHu6io8o3eY890iTynEgYw5Zkjy_wi-ASfLW3ams-M6u3ybwDn84pEoeDMbDJc431w0/s1600/27.png

Sem comentários:

Enviar um comentário