E-mail do aluno : leonardoserradas@hotmail.com

domingo, 5 de abril de 2015

Aula Nº 7 e 8 - 16/03


>>> Passos para dois cones invertidos e respectivo seccionamento em Autocad

1. Comando: Cone >>> 0,0 >> > 10 >>> 20
2. Comando: Zoom >>> Extend
3. Comando: Vpoint >>> 1, -1.5, 1
4. Para o  Cone 0,0,40 >>> 10 >>> -20

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHOj51l9Isprd7CjWrQt0KWO6TXk_-avwDgQwYEqsFYTiIqQVWBUHIaONl54t_9KsKgKoTZJxpepOIlnUunVykWfXabgc5sCr3SMbOkJ0X5HT_f-eR6AlR_jMjjfZQHzX33irNUyJGsG0/s1600/1.png

ATENÇÃO: Definir as Layers.

>>> CIRCUNFERÊNCIA  

1.     Comando: Section >>> seleccionar cone inferior >>> XY >>> 0,0,10
2.     Comando: List >>> seleccionar o cone
3.     Comando: UCS >>> X >>> 35
4.     Comando: UCS >>> named >>> save >>> x35

>>> ELIPSE

5.     Comando: Section >>> seleccionar >>> XY >>> 0,0,10
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhpokzie8urPhGXpku8B3nsplEZi7gFAeNgSp7wqGM5VK_rnm98qL7l-gphOhVmBxxSXkbFlNZvu_q1CWCR-ztQK50YLm9ImIPxnl7yzMWtY2yG5NlqLN34MlshCswEMTKqbYqWF1emphQ/s1600/3.png
6.     Comando: UCS >>> enter duas vezes
7.     Comando: UCS >>> 3P - clica-se um ponto qualquer exterior ao cone e depois 1 ponto na base inferior e outro ponto na base superior

>>> PARÁBOLA
8.     Comando: Section >>> seleccionar >>> XY >>> 0,0, -10
9.     Comando:  UCS >>> na > s >>> para
10.  Comando: UCS >>> enter duas vezes
11.  Comando:  HIPÉRBOLE - Section >>> seleccionar os dois cones >>> ZX >>> 0, -2, 0

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiaAnlHeNDlsn7vAkvxjMsb0M7R9QTvnfqAMcRDPFX-4UXw0aAfxg_Mc4BTO048zBKIICMPddUZORuSP7bYJKdZKtEGmVQL8wLH5Pfkea5f1e6dJF_EqvdmB3QvfPHHT9tHVrDBVnBuCf0/s1600/5.png


>>> Ver Layout 
1.     Pagesetup >>> ISO A3 >>> properties >>> modify
2.     Clicar dentro da janela >>> F7
3.     Comando: LA >>> congelar tudo, menos a CIRCUNFERÊNCIA no VPC
4.     Comando: Plan >>> enter duas vezes ( dentro da janela)
5.     Comando: Zoom >>> 1/100xp
6.     Comando: LA >>> congelar tudo, menos a HIPÉRBOLE no VPC point >>> 0, -1,0
7.     Comando:  Zoom>> > 1/200xp
8.     Comando: LA >>> congelar tudo, menos a ELIPSE no VPC
9.      Comando: UCS >>> na >>> restored >>> x35
10.   Comando: Plan >>> enter duas veze
11.   Comando: UCS >>> Z >>> 90
12.  Comando: Plan >>> enter duas vezes
13.  Comando:  Zoom >>> 1/100xp
14.  Comando: LA >>> congelar tudo, menos a PARÁBOLA no VPC
15.  Comando: UCS >>> na >>> r >>> par
16.  Comando: Plan >>> enter duas veze
17.  Comando: UCS >>> Z >>> 90
18.   Comando: Plan >>> enter duas vezes
19.  Comando: Zoom >>> 1/100xp

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg7GsTPK1iAw-MzVVA9bm5UFIrbuxSQQVKXtd1kJy6YfkJHyLdPn8nYeaknQKmprEmYFS3SfHCMYCUcpntvj1P-c5DQxYJlHg83iguOmOiQbrCKhO9vrDUxIX-86AV8gwBqpyFnG6c9YYM/s1600/8.png


Passos para Representação tridimensional de Superfícies: 
>>> ESFERA 1:

1. Congelar tudo menos o layer da Circuferência e da Esfera 1
2. Comando: Line >>> desenhar uma linha = diâmetro da circunferência
3. Comando: Arc  c >>> com centro (1) na circunferência e pontos de aplicação nas extremidades da linha (2) (3) anteriormente desenhada.
4. Comando: Revsurf >>> clicar no arco >> na linha >>> 0 >>> 360
5. Comando: Surftab 1 >>> 20
6. Comando: Syrftab 2 >>> 20
7. Comando: Join >>> arco e linha
8. Comando: Repetir Revsurf


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgapi55jctbN4suq5Otongo7VjOZTbbSFmYKkTKr2t8zKh1ScWkyGAcU21VlAP1uxSUMjD6sv-uCKoRpJ8r_c4Jc50_hngsNNSCe9Vhzs602Q60xJEcWTfhq8yo93kIO50BoM3bP1-iDW0/s1600/11.png








https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjvwrghRV0n-JDPiYF4W2TEsxcN-myXIh_8AmkuBI9_G2OnXIOzcI4kCjapDdJevvXXZSul_0R9t0u2YnB_JnhX6wDanTCcAViX_sIIUCj5OuCTTUK3H_yhKrhtogdqpmiM3c0nTiEAITc/s1600/12.png










>>> ESFERA 2: 

1.     Igual aos 3 primeiros passos da esfera acima;
2.      Comando: Revolve >>> clicar no arco e depois na linha >>> enter 2x
3.     Comando: Revolve >>> 0 >>> 360

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiA8STMKlldDSmFwuteDMHMju0fKl8TxIbVZ2vlcwMlnBw2085fXynphgtxa7vL2tGsVvkPOcqtJrAtIDRPpDs6qEolDkjN0GP5OAKoc_nruQPANx8oQybeX9vS9KTfjg5gw8STlmfswHM/s1600/13.png

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhH7oxuehyphenhyphenbi33INIzxY5NHdn_U6UkpxC_jE2W7-82rEGA3d2FOSjoEpRrgw0veONMy3_25xa30JsvtGTyrhDc8bXazmIeorHl3jL5cBEfKPdX3If-0rdRGgzmbmZnPB3p8RoXvWGShxN4/s1600/esfera+2+().png

>> ELIPSÓIDE:

1. Congelar tudo menos o layer da Elipse e da Elispóide
2. Desenhar uma linha passando pelo centro e o limite da elipse
3. Boundary >>> pickpoints >>> clicar num sítio qualquer
4. UCS >>> object > clicar na elipse
5. Boundary >>> clicar numa das metades
6. Revolve >>> seleccionar a metade, nas extremidades do diâmetro > 360



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiyLADhqs3rhSeCfyhhNhiWwMwWh97jfwOHank_l2Q99AinwuNYiOtQwAcsbHG7TTwdJkF5L5MXEoqT9z2fFqFRH68J3NPPMT34oFBqeFIvXd9iZunbobSfswi2VXYN1YbmOq-BV619VQo/s1600/elipsoide+1.png

>>> HIPERBOLÓIDE 1FOLHA:

1. Congelar tudo menos o layer da Hipérbole e da Hiperbolóide 1f
2. Desenhar uma linha desde do meio da parte inferior até a metade da parte superior
3. Desenhar uma linha com tamanho qualquer no meio da linha anteriormente desenhada
4.Revolve

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi56mP_t1Ba2-YJ5TM_4Wosd4gnNGFg10lTvA9By5WR9QBb39d-dLjhHI5gdVAFmJ2kCuiC3XxqJk_QBDW5DMizxFib88mxiO9V8T4Ho0VFpKIZWE64hNNST28uwbQrE0ltH47zdB3azHQ/s1600/hiperboloide2.png

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgEP7tnjhAO-wUVb-oIU5bD385TGaTsLaDjsUtzpmipni_EOm0XuLn1hJM9Ysmm-1-8pMkRakt5WV5yF_-omx5RiVADwpzvS79cWDDShG4Ta075qR-l6QRU95ZOd1id-fRlh7BxyprpDds/s1600/hiperboloide3.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhNnYX3xjhiL4jWm1WDO3NA-D5KFMXmqcCvw2eZczhGbkiw0G_uw84aV0YBnMf-jaQU48QXBFaA06EPWXpgl3eCe4H__BLD7Q3VYWB9sg_VGZWXGCOX6Ii2nRsbrWBeGQN0aoj2gRlO7zY/s1600/hiperboloide7.png
- Hiperbolóide 2folhas:


1. Congelar tudo menos o layer da Hiperbolóide 2f

2. Circle >>> 0,0 >>> 10
3. Circle >>> 0,0 >>> 3 ( com mesmo centro do círculo anterior)
4. Line >>> near >>> clicar no círculo exterior >>> tan >>> clicar no círculo interior
5. Extend - da linha desenhada anteriormente, até ao limite do círculo exterior
6. Line >>> .xy >>> clicar no ponto extremo da linha e depois na outra extremidade >>> 10
7. Arrayclassic









ou

8. Copiar a circunferência e a geratriz para o lado
9. Desenhar uma linha vertical a partir do centro, com tamanho qualquer
10. Revsurf >>> clicar na geratriz e na linha vertical >>> 360



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjDp24gaTux0eWIUQlf358-nTQB7JODkoMWbdXk7gPwzvq7HsVjRf4MvYLapKmUJit2-MIVBGKPmh0seY9P0BL72WS6ZqKum2Y20i1KpgktgfrGQU51jDPTDEPEZJ3mONlQuBBr5x1ajIE/s1600/hiperboloide12.png

>>> PARABOLÓIDE:


1. Congelar tudo menos o layer da Parábola e da Parabolóide

2. Desenhar uma linha a partir do midpoint da base da parábola até ao arco deste.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGGoywmXMktjT9kFK8s8DdX01iDhCFOhFcdlpuFePk-enU2blkv_G5ANGg0ZJSLn9fzeS2c81anJ3v0vk8TfCAthE51mcqiSNjbu_bywzCrxOLb37ISc8orCke3rcE8KB3xYshOfIGI5Y/s1600/paraboloide1.png
3. UCS > object > seleccionar o conjunto
4. Revolve > clicar na intersecção da linha com a base da parábola e depois na outra extremidade desta linha.



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQtQDeXw_KLQrsJaYldo5UrMlxeqNKzazBWvUTsfhfS5QVtlfbufhbasUIg-Ywm5PTHPTi53EesnCG0gk_6nuqduDmxe9ceCqDS3vnXdKYbh1gAjea4d3l2GiYxVRgcOUFdU3w2ryiFkg/s1600/paraboloide4.png

5. Copy > seleccionar objecto > @ > @

6. Scale > last > 0.99
7. Substract - clicar no objecto maior e depois no menor




>>> PARABOLÓIDE HIPERBÓLICA


1. Congelar tudo menos o layer da Parabolóide hiperbólica

2. Box > 0,0 > 5,3,2



3. Line - juntar os vértices alternadamente

4. Apagar a box
5. Edgesurf > clicar por ordem cada uma das arestas desenhadas


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh0ydbm4UxUPb5_elgRK9tI6eagkh9hJoEaIM24SXcG_i1ohY9eDgGBtCY_QT4HRXoiu39EGuQ2w_z_YCBn-VMzwnXGsciBgNjT_WrjdenI7FWjvSHrlubNk0GndC_i9n17szVj8gvpRfI/s1600/paraboloidehiperbolico3.png



6. Utilizar a mesma base de 4 arestas

7. Divide > 5 - cada uma das arestas
8. Pdmode > 35
9. Line > ligar os pontos de arestas opostas

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiWdDcUI72ewS3iAekiRP4Uy-eWA5fWT_Abbk1eWG6KTVdbg3yeH8UQfWcbPaVU-6N9iHlhUqGDruTeM1WMWrM15eWowuH4TF2BK4_i_o_KAFQh7szNgshplDTYD9UIctAI5faNFEOg9ZY/s1600/paraboloidehiperbolico4.pnghttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiaMsPi8-bKCO-f_EhjVWvUUaxtEUyVfCsR2x4otVLP9u_XqSVysJ0LuoXIpXFp5m2d_Usu8w7oUTpNgq3paHu14W4ak7ZJ_wLdw_yBfBabcfG5e-tVxjCcUvHOovy2xFEI_y9MhCsEJyo/s1600/paraboloidehiperbolico6.png

10. Utilizar a mesma base de 4 arestas

11. Rulesurf




>>> TOROS:


1. Congelar tudo menos o layer da Circunferência e do Toros

2. Dividir a circunferência por uma linha que passe pelo centro
3. Mover a linha para fora da Circunferência, num sítio qualquer
4. Revolve - clicar na na circunferência e depois nas extremidades da linha



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgFTPRcW7VPDAiEZTp1Tsug8AGpFxk-QtyfM1Xe260RTyn26MI0gR0qutZsqiFqgMXDWbFWzR-IVR5mWegFvsL1Jx0EhJqqpaWAomwPKmtfvyf2e0d5QTl4CH0nU9hLg8grRVOauRUCzGU/s1600/toros+(1).png



Aula Nº 5 e 6 - 9/03


>>> Passos para desenho de Tetaedro em Autocad

1.     Criação de 5 layers distintos, correspondentes a cada um dos sólidos platónicos que se vai desenhar;

2.     Duas circunferências auxiliarem (raio do vértice de um lado do triângulo até MIDPOINT da base)

3.     Os vértices dos lados do triângulo vão coincidir no ponto de intersecção das circunferências.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhi0BhxCGCydcWdYxXZI6eEB-vjNh9ExiXeuTLAhXwJ2fVv83CGAxPzYhkBV1o17rf_7T8Ed0lxBnZpbaQdmu0r95KzAgfANDl9jgB7QaNndbBwhUiiBFAT0ODrw8LhrPiukHeVwmQBX-s/s1600/1.png


4.     Comando VP >>> 315º >>> 35º
5.     Comando Vpoint >>> rotate >>> 310º >>> 30
6.     Comando Vpoint >>> 1, -1.5, 1 (altera a perspectiva do desenho bidimensional)
7.     Comando UCS >>> 3P >>> mid >>> ponto médio de um dos triângulos e o vértice oposto >>> 0,0,100;

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhIPIyWc47bI01eM9CXQRCsYFCQoIM11hgDaEJE44y_dQXBBLx6BvPC2sdctBzjKVs-8lfOtwABeSJH-tF7L3FQp7ZmVy5enjgS_1kaR_oVkktsXDuaozPE5RgVD41yhf4faPlQt7xs93A/s1600/5.png

8.     Comando Viewports >>> left >>> 3D, para visualizar 3 vistas do objecto desenhado;
9.     Repetição do processo para fazer um o triângulo oposto e desenham-se 2 circunferências:
a.    comando 'Circle', com centro no midpoint e raio até ao vértice oposto a esse ponto;


Ø  Para voltar a colocar o sistema de coordenadas na origem.
Comando: UCS >>> duas vezes em Enter;
10.  Repetição:
a.     Comando: UCS >>> 3P >>> mid >>> (do ponto médio do triângulo ao vértice oposto) >>> 0,0,100;
b.    Comando 'Align' para levar o plano de origem para o plano de destino.



11.   Comando: shade >>> 3Dorbit >>> continuous orbit; (tetraedro com macha )

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhpf4Du0jopO_BFI01NBLSmVoETq0msbxxunGWM1FXpKjk3vG3RRzhnKc8GJlwXSQeJuHpunOYJ72BRyQ-9iOMxHiWGcIfmHLVBs7wIAxLFApHuLwHDPvsEJZDt34vNFfbfIr8wLLPreUo/s1600/13.png









>>> Passos para desenho do Cubo em Autocad

1.     Comando Vpoint >>> 1, -1.5, 1 para mudar a perspectiva sobre o desenho bidimensional;
2.     Desenhar um quadrado:
a.    Comando 3Dface >>> 0,0 >>> 1,0 >>> 1,1 >>> 0,1;
b.    Comando Copy >>> last >>> 0,0,1, (face oposta);
c.     
3.     Com o 3Dface pretende-se desenhar as faces laterais e acabar o objecto




https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhXHaaxNFlgfpLaAUFq-WKUy9pOL9PdOZezh9ZTNBOYA-FBFRMOzLkU-TN8AEjA7FzAjWpIrlbG7fph7qhlDVc_5N1nsNvIF3XFhW6W3M7PyMlOmOgCxMf4Y0u-zx0ijEfF24V9CJVnUTU/s1600/1+(1).png


>>>Passos para desenho do Octaedro em Autocad

1.     Comando: Polygon >>> 4 >>> edge >>> 0,0 >>> 1,0 , para desenhar um quadrado;
2.     Comando: UCS >>> 3p >>> 0,0,0 >>> 1,0,0 >>> @0,0,100;
3.     Comando: circle >>> selecciona-se os vértices do quadrado >>> 1
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgl95VSqaFToX6ROhrW8edTAmfYoRNslOshPwa1p_R6gkdXCHKzhAafK9IkWMenkp8S2LaBc0SqsQGbgVGbkwvvjzNVZWtTIr4hV8ViSEwOHfQG04RN6qIDYu4p1oxmXYCBvq0rjvnDWKk/s1600/3.png
4.     Comando: 3Dface ;
5.     Apaga-se as duas circunferências;
6.     Comando: arrayclassic;
7.     Selecciona-se o centro do quadrado para efectuar a operação pretendida;
8.     Comando 'list' >>> all (8 found);
9.     Comando: UCS >>> x >>> 90;
10.  Mirror >>> all >>> puxar para baixo;
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhBpV3iHBaoJRbK_cI6afFxJLwgu5-M-s42Ze00jnhblQmklrlf0zQv2Md6AAAONai5lu8A3qB-JNTAky_VGUgHEkxK8MMhhi86nFFEuZrTurc_XOctFWdoaDFH1ZZ7LNqHdanbp9u9V4U/s1600/8.png



11.  Comando: 3Dorbit e repõe-se o UCS original;

>>> Passsos para desenho do dodecaedro em Autocad

1.     Comando: polygon:
a.    Pentágono: polygon >>> 5 >>> edge >>> 0,0 >>> 1,0;
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj1YzH5KqrJrIx6iVKDTNnG9lBW21BC8C0XakDKzBc91pIWTYeMqqhKPmMBajNeXnM3oWX5xp_W4CMNJEsmQN4LijlKq6gP1Xc3vx4FMAZUtksX5chWCzjDunlzb7wyeIREFQYxVb8_CiY/s1600/9.png
2.     Comando: 3Dface, clica-se nos vértices:
a.    Antes de seleccionar o 3º, comando: 'i' (invisible);

3.     Comando: Shade ;
4.     Comando: Erase >>> filter >>> adicionar o elemento polyline;

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8fs8BcCPHYFN26K5ePOaQ1IKWvPYn1O6k9nQBUhKjfa0Ea7RqimyzFk9_HFHF_L5a9YfHU0iuuJz3oDpFjvXD4u1l1PSBeUgx79t_kPdrRWL3ccqwHpK4JClxFblrByG71dl_xUMItE8/s1600/11.png
5.     Comando: filter'>>> all;
6.     Comando: 'list' >>> all;
7.     Comando: mirror para os dois lados;
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhK61sjeQ6eU1qV5SAxM98YwadLAW8WwukkKWqeJF4dHb0fH-oxEA0OYbU_nr5iiYTMJYrOMgrHFQIGcEavPt92JPljZSU7Lk8LyPJlIpfWgUlPg_qnu8NtzyvdohwKWEPz9g-N4-BLkWE/s1600/13.png
8.     Comando: line >>> per (perpendicular);
9.     Comando: UCS >>> 3p >>> 2 pontos >>> 0,0,100;
10.  Comando: Circle >>> clicar num dos vértices e com o diâmetro igual à distância até ao vértice anteriormente referido;
11.  Comando Array classic >>> polar array >>> clicar dentro do círculo >>> 5;
12.  Comando: Shademode >>> idealistic;
13.  Comando: Copy >>> all;
14.  Comando: Align >>> seleccionar pontos de alinhamento das duas partes para encaixarem devidamente;
15.  Comando: Shade e para visualizar o objecto no seu todo, recorre-se ao comando 3Dorbit;
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiruE6zFJaH5fs1x2Gk7qnvOHkw_QoTQSqvLmELiOsyuoMf0eJUxN3BUfwLBvd5CK9NUFOKbu77fegaBAgbD8D0h-Xhs2Jdl2T0L1Ys-gWpSW38Ih54mBZiza-7MQZU-2C_1u1CAqunzRw/s1600/19.png


>>> Passos para Desenho do icosaedro em Autocad

1.     Comando: Vpoint >>> 1, -1.5, 1;
2.     Comando polygon >>> 5 >>> edge  >>> 0,0 >>> 1,0 - para desenhar um pentágono;
3.     Comando: zoom >>> extend;
4.     Comando polygon >>> 3 >>> clicar nos vértices de cada uma das arestas;
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHStjmeCqLm2kgivfL6c-4b6WIBDH6gxpHcHpx1Xmo5JgtPgD_mHkMJ04szYYXtr5sJP1ov0ZMzgOSpVAKjyR2rGIRkBhcwsw0SQXscCeze2as7Ag41qOGzkEhkbZbJk_AaFdMGKe0rl8/s1600/20.png

5.     Comando: UCS >>> 3p >>> ponto médio da aresta até ao vértice >>> 0,0,100;
6.     Comando: Circle,
a.    Repor UCS >>> 2 vezes enter;
7.     Comando 3Dface >>> clicar numa aresta e na intersecção dos círculos;
8.     Comando: Erase >>> all>> > r >>> last;
9.     Comando: Arrayclassic >>> clicar no triângulo;
10.  Comando 3Dorbit >>> realistic para vizualizar o objecto na sua totalidade;



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgYs0EFC7NZENpbiWE87d9hEKdGiPdiLFbMnKIr44ic_XkYKLIpzhe1nvP565BAXFktPGHIRaY_bHu6io8o3eY890iTynEgYw5Zkjy_wi-ASfLW3ams-M6u3ybwDn84pEoeDMbDJc431w0/s1600/27.png